sábado, 30 de abril de 2011

PT tem novo presidente

Depois de o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, ter oficializado a renúncia ao cargo por problemas de saúde, o Diretório Nacional da sigla aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (29) a efetivação no cargo do vice-presidente Rui Falcão. Ele vai comandar o partido até 2013, quando deve ocorrer novo processo de eleições diretas para o comando da sigla.
Ligado ao PT paulista, Falcão já comandava o PT durante o período em que Dutra permaneceu licenciado das atividades para se tratar de um quadro de hipertensão crônica.
O novo presidente petista foi nome de consenso durante a reunião da chapa Partido que Muda o Brasil (PMB), composta pelas correntes Construindo um Novo Brasil, Novos Rumos e PT de Luta e de Massa.
Durante a reunião do Diretório Nacional, que começou na manhã desta sexta e só deve terminar no final da tarde de sábado, coube ao ex-deputado José Genoino a missão de apresentar o nome de Falcão à cúpula petista. “É um militante de larga experiência na militância de esquerda, que tem o compromisso do fortalecimento do PT”, afirmou Genoino.
A eleição de Falcão tornou-se praticamente certa desde que o atual líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), recusou a possibilidade de ocupar o cargo. Costa afirmou que tinha um compromisso com seu estado e que iria continuar senador para reestruturar a liderança petista na Casa.
Eleito durante reunião de pouco mais de uma hora nesta sexta, Falcão terá como primeira missão conduzir os debates em torno do possível retorno do ex-tesoureiro Delúbio Soares ao PT. (Portal G1)

Porque hoje é Sábado, uma bela mulher.

Catherine, Duquesa de Cambridge

Jarbas Vasconcelos diz que Senado parece buscar o suicídio


O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), o único a votar contra as indicações dos partidos para o Conselho de Ética - que incluem, por exemplo, Renan Calheiros e Romero Jucá -, disse nesta quarta-feira que o Senado parece caminhar para o precipício:
INFOGRÁFICO: Confira a composição das Comissões do Senado
O Conselho de Ética ter entre seus integrantes parlamentares que respondem a processo na Justiça ou que já foram alvo de representações na Casa é um verdadeiro deboche
- Tem hora que acho que o Senado busca o suicídio. O Conselho de Ética ter entre seus integrantes parlamentares que respondem a processo na Justiça ou que já foram alvo de representações na Casa é um verdadeiro deboche.
O Conselho de Ética do Senado foi instalado nesta quarta-feira numa sessão rápida, que elegeu como presidente o senador João Alberto (PMDB-MA), um dos mais fiéis aliados do presidente José Sarney (PMDB-AP). Dos oito titulares do novo conselho que respondem ou já responderam a inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) , apenas dois optaram por se defender perante os demais colegas. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), por exemplo, destacou que seu processo já teria sido arquivado desde 2009.
Já Jayme Campos (DEM-MT), eleito vice-presidente, que responde a dois inquéritos no STF por peculato e crime contra a lei de licitações, argumentou que "são poucos os homens públicos hoje no país que não respondem a qualquer tipo de processo, em razão da falta de critérios e irresponsabilidade de representantes do Ministério Público".
O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), outro titular que responde a pelo menos um processo no STF e já enfrentou cinco representações no próprio Conselho de Ética, preferiu não se manifestar durante a sessão. Na saída, ironizou perguntas da imprensa sobre se ele se considerava apto a julgar colegas depois de ter respondido a ações naquele colegiado.
- Eu não entrei no Conselho, eu já era integrante dele. Aliás, nunca deixei de ser. Agora será que acham pouco eu ter sido absolvido cinco vezes pela Casa? - retrucou Renan, referindo-se às três representações contra ele arquivadas pelo Conselho de Ética e às duas absolvições no plenário do Senado, em processos por quebra de decoro parlamentar.
Criado em 1993, o Conselho de Ética só foi instalado três anos depois. De 1996 até 2009, o órgão recebeu cerca de 30 representações e denúncias contra parlamentares, das quais apenas duas resultaram em punições efetivas.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

E a realeza continua...

Willian, Principe de Gales e sua esposa Kate, duquesa de Cambridge 

Alckmin defende debate sobre fusão PSDB-DEM-PPS

Gustavo Uribe, da Agência Estado:
SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mostrou-se favorável ao debate para a fusão entre PSDB, DEM e PPS e destacou que este é um tema a ser discutido por essas legendas de oposição ao governo Dilma Rousseff. "Eu acho que é um tema a ser discutido", disse, após participar nesta quinta-feira, 28, de evento de divulgação da campanha de vacinação 2011, na capital paulista. Apesar da garantia de que "vê com bons olhos" a proposta, o governador ponderou que isso não precisa ser feito agora. "Isso não tem pressa, não precisa ser feito agora. Enfim, é uma discussão partidária."
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso admitiu nesta semana que existe a possibilidade de fusão entre PSDB e DEM, mas destacou que as conversas ainda são "preliminares". O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), também considerou a hipótese de junção das siglas, mas disse que as conversas ainda são informais.
Nesta semana, o governador paulista fez um alerta sobre o papel da oposição no Brasil e destacou que o País não é vocacionado para ter um partido único. Indagado sobre a crise que atinge seu partido em São Paulo, Alckmin tergiversou: "(O PSDB) não está em crise. É natural esse procedimento que ocorre. As pessoas têm liberdade (de sair da legenda)."

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Safra de tributos e normas.

No Direito Tributário, somos líderes na produção de normas.
Assim, não bastasse ter aproximadamente    62 tributos, temos, ainda, uma média de 34 normas editadas por dia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
“Deste modo, enquanto boa parte dos países do mundo discute uma política para o fomento agropecuário, aqui esperamos qual será o próximo tributo a ser criado”.
“Se até agora somos líderes mundiais na exportação de carne, e somos um setor sólido na economia sem possuir os incentivos setoriais ou termos política tributária, é chegada a hora de mudar de posição.”
Eduardo Diamantino, vice-presidente da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT)
Fonte: http://apoiotributario.blogspot.com/

A copa do mundo é nossa?

Vão desarmar o Paraguai?

Foto:Joel Silva/Folhapress
Mototaxista chega coma arma comprada no Paraguai e o repórter a recebe em frente a hotel no Paraná
O Paraguai só falta expprtar para o Brasil Petróleo e mulata. O resto entra aqui no Brasil com uma facilidade espetacular.
Um dos exemplos muito conhecidos, além de drogas e bugigangas, é a quantidade de armas de fogo que entram no Brasil vindas do Paraguai.
Armas ilegais estão entrando facilmente no Brasil por meio de um esquema que se utiliza de motoboys. Em reportagem de Graciliano Rocha, o Jornal Folha de São Paulo mostra nesta Quinta-feira, como é fácil adquirir armas ilegais, direto do Paraguai.
A entrega, pasmem, é feita em domicílio. O Repórter comprou revólver e munição no Paraguai e o motoqueiro entregou no Brasil.
O entregador não foi abordado na ponte da Amizade.
E senil e inconsequente Sarney, juntamente com a corja petista, ainda quer acabar com o acesso dos homens de bem às armas legais no país. Será que eles nutrem uma confiança especial com comerciantes de armas do Paraguai, e por isso nem se importam em fazer uma campanha contra o contrabando de armas oriunda do país vizinho?

Marta quer a volta de Delúbio

Companheira saudosa
“A hora de votar o retorno do Delúbio é agora porque em 2012 haverá eleições e essa questão provocará mais polêmica. Sabemos que o assunto ainda é mal compreendido pela sociedade”.

Marta Suplicy, vice-presidente do Senado, ao defender a volta ao PT de Delúbio Soares, mostrando que está ansiosa por festejar a virada do ano com o companheiro gatuno, como costumava fazer antes que o tesoureiro do mensalão se transformasse em caso de polícia.

Alckmin, aos poucos, enterra o PSDB.

Ricardo Montoro -Folha press
Ricardo Montoro, filho do ex-governador Franco Montoro um dos fundadores do PSDB, manifesta extremo desconforto no partido após as baixas recentes, informa a coluna Mônica Bergamo publicada hoje no Jornal Folha de São Paulo.
Evidencia-se, cada vez mais, que o Governador Geraldo Alckmin, pratica uma gestão voltada ao divisionismo e desprestígio seus aliados e, principalmente, do seu partido.
Agora é Ricardo Montoro, um grande quadro do PSDB. Questionado se deixará a legenda, ele afirma: "Quero tomar uma atitude prudente. Estou refletindo. Mas que não estou confortável no partido, não estou". Ricardo diz ainda que está sentindo falta de diálogo e de democracia na legenda.

Coisas de Brasília.

Para quem ainda tinha dúvida se o Senado era uma Casa séria, ou não, nossos senadores, devemos reconhecer, estão fazendo um esforço enorme para que os brasileiros, de uma vez por todas, decidam-se em reconhecer que nosso Senado não passa de uma "casa de mãe Joana", que não faz por onde merecer qualquer tipo de respeito dos brasileiros. Só essa semana, entre as muitas presepada que ficam restritas aos bastidores, dois episódios vieram à público, para mostrar que o Senado brasileiro são passa de um casa de espetáculos, daquelas especializadas em apresentar os piores tipos de "óperas bufas". A primeira "patacoada" foi protagonizada pelo "raivozinho" senador Roberto Requião, que injuriado por ter sido perguntado a respeito da indecente, mesmo que legal, aposentadoria que recebe como ex-governador do Paraná, tomou o gravador das mãos do jornalista, obviamente para fugir da necessidade de responder o irrespondível. Outro episódio a ser registrado é a escolha do senador Renan Calheiros, aquele mesmo que 2007 teve de renunciar a presidência do Senado, por contas dos "rolos" em que se meteu, e que agora, todo lampeiro, alçado a categoria de "quase santo", foi brindado por seus "pares" (pense em uma palavra pertinente!), com o direito de fazer parte do Conselho de Ética do Senado. A questão é saber se dá para confiar que o respeito aos princípios éticos serão priorizados por esse tal Conselho?

Rumo a copa 2014

Dilma mostra que mentiu nas eleições sobre privatização.

O governo vai lançar editais propondo a concessão dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Brasília, no início de maio, seguido de Campinas, até o final do mês e, por último, em final de junho ou início de julho, de Confins, em Belo Horizonte e Galeão, no Rio de Janeiro. As concessões serão exclusivas para obras de ampliação dos terminais, não incluindo a exploração de espaços já administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero).
A decisão de fazer concessão de aeroportos a empresas privadas, para apressar as obras e melhorar o atendimento à população, foi tomada pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira, em reunião com representantes do setor, e anunciada ontem pelo ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, em discurso na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
Esse modelo vinha sendo pleiteado pela iniciativa privada e a demora na realização das obras estava incomodando a presidente, que marcou para sexta-feira uma nova reunião com representantes do setor para discutir a situação dos demais aeroportos.
O total de investimentos estimado pela Infraero para esses cinco aeroportos é de R$ 3,987 bilhões. As obras previstas incluem a construção de novos terminais de embarque e novas pistas, reforma, modernização e adequação do sistema viário.
Modelo. Pelo modelo de concessão, a empresa vencedora da licitação executa a obra necessária e em contrapartida explora comercialmente o aeroporto, com aluguel de lojas. O modelo a ser seguido é o de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, que já foi entregue para construção pela iniciativa privada e estará pronto em dois anos.
"Cinco aeroportos terão iniciativas de curto espaço de tempo, em regime de concessão porque queremos combinar a urgência das obras com a necessidade de investimento público e privado para que possamos dar resposta a essas questões no menor espaço de tempo possível", disse Palocci, após explicar que Dilma já definiu uma série de medidas que serão desenvolvidas pela Secretaria de Aviação Civil, a começar pela definição do modelo do edital de concessão dos serviços para os cinco terminais.
Durante a reunião do CDES, coube à presidente falar sobre o tema, classificando a saturação dos aeroportos brasileiros como "bons problemas". Depois de reconhecer que "é preciso expandir os aeroportos", Dilma lembrou que o problema foi decorrente "do aumento das viagens aéreas que superou e muito o crescimento do País".
Dilma observou ainda que o governo não está olhando para os aeroportos só por causa da Copa e da Olimpíada. Para ela, é necessário que se atenda "ao crescimento da imensa demanda da população brasileira por viagem de avião".

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O dragão da inflação contra a ex-guerrilheira

A "presidenta" repete, cada vez mais, que todas as atenções do governo estão voltadas ao combate à inflação.
Como toda inciativa petista, haja discursos e palanques, mas até agora, nada de ações eficazes. As medidas paliativas, com características amadoras, mostra apenas que o Ministro Mantega não se porta como a pessoa ideal para estar à frente da Fazenda Nacional e também nos mostra que Tombini não é nenhuma sumidade do Banco Central.
Apesar de ser um técnico sério, Tombini tem, literalmente, tombado, com as ações atabalhoadas de Mantega.
Os preços estão explodindo e o perigo maior, agora, está no viés de alta dos combustíveis que desencadeia a alta de preços em todas as atividades econômicas.
Não é a hora de discurso ou comparações bobas com outros países, como faz Mantega, perdendo tempo e abusando em discursos demagógicos. Nós vivemos, trabalhamos, produzimos e criamos nossos filhos aqui mesmo, em solo brasileiro.
O que o PT fez, nos ultimos anos, tendo a frente o perdulário Luiz Inácio, foi ignorar, aos poucos, os fundamentos do Plano Real, sacrificando a economia brasileira em troca de uma hegeomonia política-partidária que aparelhou e endividou o Estado e o tornou refém do humor da economia internacional.
Os gastos públicos exacerbados, maior vilão da inflação, é fruto da gestão pública amadora dos petistas e seus asseclas.
O governo petista estabeleceu como meta para 2011, o teto de 6,5%, mas pelas  projeções do mercado, o indicador já bate nos 6,34%, e nos faz vislumbrar indice bem maior até o final do ano, exceto se a equipe economica do governo, resolver, dedicando-se a um bom aprendizado dos princípios de economia, agir sobre as causas que se originam, sem dúvida, no jeito inconsequente petista de administrar.

Ignorância de parlamentar.

Montagem: fabiocampana.com.br
O senador Roberto Requião (PMDB) usou o plenário no Senado na tarde desta terça para (tentar) se defender das acusações de truculência.
Disse que arrancou o gravador das mãos do repórter da Band porque ele fazia perguntas "ao estilo CQC", como se quisesse "colocá-lo em uma armadilha".
"O repórter queria como que me extorquir respostas não para esclarecer o tema", disse Requião, como se a intenção do jornalista fosse fazer graça com ele.
"Foi quando perdi a paciência e peguei o gravador do repórter. Por que o fiz? Para que ele não editasse a entrevista, não a picotasse, não a desfigurasse", disse.
Requião fez alguns autoelogios. Disse que é correto. "Mas às vezes eu perco a paciência. Ontem eu perdi a paciência. Talvez não devesse, mas perdi. Há momentos em que a paciência é uma virtude. (...) Há momentos, no entanto, em que a indignação é santa, como foi santa a indignação do Cristo no conhecido episódio dos vendilhões do templo".
Depois de um aparte do senador Suplicy, que sugeriu gentilmente que Requião "recompusesse" a sua relação com a imprensa, Requião partiu para seu conhecido ataque contra a imprensa, dizendo que é vítima de um jornalismo que só se interessaria pelas verbas de governos. ( Gazeta do Povo )
COMENTO: Requião é truculento. Sempre foi. Dele não se deve esperar um tratamento educado na relação com a imprensa, nem com ninguém. O Senador parece se ufanar do seu comportamento radical.
Pelo que consta da gravação, pubicada pelo próprio senador, ouve-se, e muito bem, que o jornalista fez perguntas normais e pertinentes, de forma educada, objetiva e ordeira.
O Parlamentar foi estúpido. Grosso. Mal educado. Agiu de forma indigna para um representante de um Estado brasileiro desenvolvido.

Hugo Chavez insiste em novo bloco na América Latina

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está promovendo a criação de um novo bloco regional composto por países da América Latina e do Caribe - a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Segundo Chávez, esse seria um importante passo na direção da independência dos Estados Unidos e da unidade para a região.
Chávez afirma concordar com o líder cubano Fidel Castro de que a formação da Celac será "o evento político de maior importância em 100 anos" na região. Segundo Chávez, o grupo incluiria países do México até a Argentina, mas excluiria os Estados Unidos e o Canadá.
Chávez falou a ministros de Relações Exteriores de vários países dentre eles Brasil, Equador e Bolívia. Eles se reuniram em Caracas hoje para estabelecer as bases para uma cúpula regional, marcada para julho, na Venezuela. As informações são da Associated Press.

Minha casa, minha vida: Mais um estelionato eleitoral.

Infelizmente a sociedade tem aceito essa postura leviana dos governantes sem exercer o direito de questioná-los da forma necessária.
Enquanto os ignorantes, vitimas da miséria educacional e cultural continuam aceitando as mentiras e as patifarias dos desgovernos petistas que compram seus votos e seu silêncio com estúpidas promessas eleitoreiras, os canalhas esclarecidos fingem que nada está acontecendo de errado.
Dentre esses canalhas estão algumas dezenas que ficam na internet praticando o terrorismo que tenta confundir a opinião pública que aos poucos já percebe a desgraça que está sendo para o país o jogo de poder do petismo e seus cúmplices.
Testemunhamos agora uma rodovia recém-inaugurado se desmanchando com o trânsito pesado e a sociedade silencia diante de mais esse exemplo de degradação moral daqueles que prestam serviço para o poder público em conluio com o Covil de Bandidos.
Um empresário da construção já declarou que no Brasil, “o governo finge que paga o os empreiteiros fingem que constroem”, ainda desviando a percentagem da corrupção para seus bolsos. Todos uns desgraçados FDP.
O Brasil já conhecido no mundo como o Paraíso dos Patifes também pode ser qualificado como o
país com mais de 80 % de sua população manipulada por políticos absolutamente canalhas que
transformaram o poder público em um Covil de Bandidos, de mentirosos, de corruptos e tudo o mais
do que não presta na sordidez dos seres humanos.
Como uma sociedade pode ser tão corrupta, tão ignorante e tão covarde?
 Esta é a realidade da Fraude da Abertura Democrática que entregou o poder para apodrecidas oligarquias políticas que de tanto roubarem acabaram entregando o país para os maiores bandidos de nossa história, aqueles que lutaram contra o Regime Militar e que agora formam a mais sórdida e mais rica burguesia de nossa história.
 *Geraldo Almendra

Hospitais universitários opõem Dilma e sindicatos

Após o desgaste inicial do governo com os movimento sindicais na votação do salário mínimo, a presidenta Dilma Rousseff precisará de jogo de cintura para novamente acalmar os ânimos dos sindicalistas. Uma nova batalha do movimento sindical deve eclodir no Congresso nas próximas semanas, quando representantes dos trabalhadores das áreas da saúde e da educação prometem engrossar o coro contra a Medida Provisória 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (Ebserh). Na avaliação dos sindicalistas, a MP privatiza os hospitais universitários.
A medida, assinada no último dia de mandato do ex-presidente Lula, em 31 de dezembro do ano passado, foi editada sob o argumento de que era preciso cumprir um acórdão firmado com o Tribunal de Contas da União (TCU), em 2006, por meio do qual o tribunal exigia a substituição de 26 mil terceirizados lotados em hospitais universitários (HUs) de todo o país. Para sanar incongruências dos contratos terceirizados, o governo propôs a criação de uma empresa pública de direito privado, que irá comandar a gestão dos 44 hospitais universitários brasileiros e reformular o quadro das instituições.
A Ebserh, que terá sede em Brasília, exercerá as mesmas funções dos hospitais: prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar e laboratorial à comunidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e servir às instituições federais como fonte de ensino, pesquisa, estágio e outras formações para estudantes e profissionais da área da saúde. A empresa será de sociedade anônima, com capital social representado por ações ordinárias nominativas, integralmente sob a propriedade da União (art. 1º e 2º).

terça-feira, 26 de abril de 2011

Renan Calheiros é indicado pelo PMDB para o Conselho de Ética do Senado

BRASÍLIA - O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), foi indicado pelo partido para compor o Conselho de Ética da Casa. O nome de Renan e dos outros indicados foram divulgados no início da tarde desta terça-feira pela Mesa Diretora do Senado. Mais cedo, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), já havia informado que quer submeter os nomes à avaliação do plenário ainda nesta terça-feira. O colegiado é formado por 15 titulares e 15 suplentes, mas, deverá iniciar os trabalhos incompleto.
Renan renunciou à presidência do Senado em dezembro de 2007 , depois de ser acusado de quebra de decoro parlamentar no processo em que era suspeito de ter adquirido veículos de comunicação em Alagoas por meio de "laranjas". O plenário da Casa, no entanto, absolveu o peemedebista da acusação, e ele continuou com o mandato de senador. (Agencia estado)

''Apagão'' de combustíveis provoca rombo de US$ 18 bilhões na balança

Migração: Com etanol mais caro, motorista prefere gasolina
O Estado de São Paulo:
Com o aumento da frota em circulação, consumo de derivados de petróleo supera a produção local e impulsiona as importações.
Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos de combustível desde o início do ano, os motoristas migraram em massa para a gasolina, provocando escassez do produto. Faltou combustível em alguns postos do interior de São Paulo e a Petrobrás e os usineiros chegaram a importar gasolina e etanol.
A situação é resultado da queda da produção de etanol, provocada pela entressafra da cana e pela alta do preço do açúcar, mas reflete também um problema estrutural do País. Com o aumento da frota de veículos e o crescimento da economia, e sem investimentos compatíveis na produção de gasolina, diesel e etanol, o País começa a viver um "apagão" de combustíveis.
O consumo de derivados de petróleo (gasolina, diesel e nafta) ultrapassou a produção local, impulsionando as importações, que ficam cada vez mais caras com o aumento do preço do petróleo lá fora. Em geral, a Petrobrás prioriza a produção de gasolina localmente e concentra as importações em diesel e nafta.
A situação vai provocar um déficit de US$ 18 bilhões na balança de derivados de petróleo este ano, conforme projeção da RC Consultores. Em 2010, as importações de derivados ultrapassaram as exportações em US$ 13 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Em 2000, o rombo era de US$ 3,2 bilhões.
Diferente do "apagão" de energia elétrica, que interrompe a produção nas fábricas e deixa as cidades às escuras, a falta de combustível é sanada com importações, desde que a situação não seja muito grave. "A população pode não perceber, mas vivemos um estrangulamento do setor de combustíveis, um apagão", disse Adriano Pires, diretor executivo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
O problema é que a situação aumenta a vulnerabilidade externa do País. Em 2010, o superávit comercial chegou a US$ 20,3 bilhões, mas poderia ter sido 64% maior não fosse o rombo dos combustíveis. O resultado da balança ameniza o déficit em conta corrente (resultado das transações externas do País, incluindo remessas de lucros e viagens internacionais), que deve atingir US$ 61,5 bilhões este ano.
Em 2010, pela primeira vez desde 2000, o País comprou mais derivados do que petróleo bruto. Foram adquiridos 27,38 milhões de metros cúbicos de derivados ante 19,66 milhões de óleo bruto, conforme a Agência Nacional de Petróleo (ANP). "Ficamos mais dependentes da importação de derivados, que têm valor agregado mais alto", disse José Augusto de Castro, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
Descompasso. Uma das principais armas do governo para tirar o País da crise global foi estimular a venda de automóveis com incentivos fiscais. Em 2010, foram licenciados 3,52 milhões de veículos, mais que o dobro dos 1,49 milhão de 2000. A frota atual é de 32,5 milhões de carros, ônibus e caminhões.
Esse crescimento, porém, não foi acompanhado pelo aumento na produção de combustíveis. No ano passado, o País consumiu 117,9 milhões de metros cúbicos de derivados de petróleo, 11% a mais do que produziu. Até então, a oferta se equiparava ou superava a demanda. "Não temos refinarias suficientes para atender ao crescimento da economia", disse Fábio Silveira, sócio-diretor da RC Consultores. A Petrobrás tem quatro em construção, mas a produção de derivados só deve crescer em 2013.
COMENTÁRIO: Para lembrar...Importação de gasolina após 40 anos: Em fevereiro de 2010, a Petrobrás importou 1,2 milhão de barris de gasolina. Foi a primeira vez em quatro décadas que a estatal foi obrigada a recorrer à importação de gasolina. Geralmente o Brasil importa outros derivados de petróleo, como diesel e nafta. Este ano, o problema se repetiu e a Petrobrás confirmou a compra de mais 1,5 milhão de barris. (Miguel Heinen)

Senador da República fascista do PT

Clique e leia em: http://adireitabrasileira.blogspot.com/

O "desconforto" de Jobim.

Expert em dar justificativas, o Ministro Nelson Jobim, como se estivesse em outro mundo - ou pelo menos em outro país - declarou:
“Você pode ter algum desconforto, mas não vai ter caos. Caos aéreo é uma coisa que ficou para trás”.
É, Ministro, no governo Lula, vivenciamos um verdadeiro caos aéreo, com constantes atrasos e descontrole nos aeroportos e, agora, no governo Dilma acha-se, "providencialmente", um novo nome para o vexame: “desconforto”.

Depressão suina?

Conhecido por ser um dos "três porquinhos" durante a campanha de Dilma Roussef, José Eduardo Dutra, presidente do PT, está afastado do comando do partido.
Seu principal problema é uma depressão severa.  O nome mais citado para ocupar sua cadeira, em caso de renúncia, é o do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

A mulher mais preocupada do mundo

Segunda matéria neste jornal, Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência, afirma que Dilma, "a presidenta", esta preocupada com a situação financeira dos aposentados. Afirma ele também, que durante os oito anos do governo Lula, os técnicos da Previdência se esforçaram para "trazer luz" ao debate. Faltou luz? A culpa deve ter sido dos (blecautes) da Dilma. Garibaldi me lembrou um velho personagem da saudosa Vila Sésamo. O Garibaldo, lembram? Mas confesso que nem ele conseguiu ser tão engraçado. Quanto à "presidenta", noto que ela anda muito preocupada ultimamente. Preocupada com a situação dos aposentados, preocupada em como conseguir uma cadeira no conselho da ONU, preocupada com a galopante inflação que se aproxima. Meu bom
Deus, que mulher preocupada. Resolver que é bom? Nada, só fica mesmo é nas preocupações. Chama o Lula de volta! Para ele tudo não passaria de "marolinhas".
* Siegmar Metzner, por e-mail, via resistência democrática.

A miséria que Lula jura ter acabado invade o Planalto

A miséria que Lula jura ter acabado invade o Planalto e cobra a promessa: ‘Todo mundo aqui pensa que pobre é burro’
O ex-presidente Lula aproveitou a entrevista ao jornal ABCD Maior, editado pelos metalúrgicos do rebanho, para fingir que acabou mesmo com a fome e a pobreza que, erradicadas no Brasil Maravilha do cartório, teimam em exibir-se o tempo todo em milhares de esquinas do país real. “Dilma vai lançar o programa de combate à miséria absoluta, onde fará um pente fino para descobrir quais são os pobres que ainda não foram atendidos”, gabou-se o recordista nacional de bazófia e bravata.
Tradução: segundo Lula, o IBGE terá de mobilizar uma imensidão de pesquisadores para descobrir os 12 ou 13 miseráveis que, por insondáveis razões, recusam a carteirinha de sócio do Clube da Nova Classe Média. Deveria ter combinado com os fatos, descobriu nesta segunda-feira: agora à tarde, uma representante dos milhões de pobres que só desapareceram do país-do-faz-de-conta invadiu o Planalto para desmentir aos berros a fantasia do palanqueiro.
Depois de driblar a segurança do Palácio do Planalto, a brasileira Eliane dos Santos Silva chegou ao segundo andar e só foi detida quando subia a rampa que dá acesso ao gabinete de Dilma Rousseff. Impedida de falar com a primeira mulher a assumir a Presidência, revelou aos gritos o motivo da viagem ao coração do poder: quer a casa própria que Lula e Dilma prometeram à população de baixa renda.
“Todo mundo tem direito à habitação”, protestou Eliane, com uma criança no colo e chorando. “Eu sou mãe de três filhos. Direito para pobre, não tem. Para rico, sempre arranja uma brechinha. Todo mundo aqui pensa que pobre é burro”. Não pareceu mais otimista ao saber que um assessor anotaria a reivindicação.
À saída, os jornalistas colheram outra revelação incômoda para o gerente da fábrica de promessas. Enquanto espera uma casa decente, Eliane dos Santos Silva sobrevive em São Bernardo do Campo.
A uma viagem de ônibus do apartamento do ex-presidente que já não consegue enxergar gente pobre. (Augusto Nunes)

Chefe das FARCs é detido na Venezuela.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse neste domingo que o suposto chefe da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Joaquín Pérez Becerra foi detido no sábado na Venezuela por um pedido que fez ao seu colega do país vizinho, Hugo Chávez.
Santos afirmou que chamou Chávez na véspera para pedir que capturasse "Alberto Martínez", conhecido como Pérez Becerra. O colombiano procurado foi detido no Aeroporto Internacional de Maiquetia, que serve Caracas, em avião procedente da Alemanha.
"Eu disse o nome e pedi que colaborasse na sua captura", acrescentou o presidente colombiano, que revelou os detalhes da ação durante uma visita à Cajicá, uma das localidades afetadas pelas inundações causadas pelas fortes chuvas que castigam o país.
Chávez "não hesitou", assegurou Santos, que agradeceu ao colega venezuelano ainda hoje de manhã por telefone.
O detido, que vive em exílio na Europa, dirige a Anncol, agência de notícias que habitualmente reproduz os comunicados oficiais das Farc.
Segundo Santos, Pérez Becerra "é o líder da frente internacional das Farc na Europa".
Como tal "foi o responsável por muitos anos de toda a má propaganda que fizeram da Colômbia na Europa", continuou o governante, "estávamos atrás dele há muito tempo".
O detido era procurado pela Polícia Internacional (Interpol) e enfrenta na Colômbia um processo por 'financiamento de terrorismo' e 'administração de recursos relacionados com atividades terroristas'.

Convite a Sergio Cabral

Clique na imagem para ampliar

Aparelhamento do Estado

O número de ocupantes de cargos de confiança continua muito alto no governo federal. No Ministério do Desenvolvimento Social, por exemplo, 70% do total de funcionários têm cargos comissionados. Em toda a administração, os cargos de confiança já chegam a 89.550.Há ministério com 70% de cargos comissionados
Número de postos de confiança na administração direta e em autarquias e fundações chegava a 89.550 em março.
Mesmo tendo admitido 115 mil servidores públicos por meio de concurso na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal ainda trabalha com uma parcela muito elevada de cargos de confiança em alguns ministérios. Levantamento feito com base em informações do Portal da Transparência revela que, em alguns casos, os cargos comissionados correspondem a 70% do quadro de funcionários. Esse é o caso do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que tem 586 cargos de confiança para um total de 839 funcionários. Em março, o número de cargos e funções de confiança na administração direta e em autarquias e fundações chegava a 89.550.
Pela distribuição atual desses cargos, em seis ministérios e na Presidência da República, o número de comissionados supera 50% do quadro de funcionários. Esse levantamento não considera os terceirizados, que não aparecem em qualquer estatística do governo.
No caso do Ministério do Desenvolvimento Social, a maioria dos cargos de confiança é DAS (Direção de Assessoramento Superior). Pelos números disponíveis no Portal da Transparência, existem na pasta 475 funcionários nessa condição, 81% dos cargos de confiança.
No Esporte, 64% das vagas são ocupadas sem concurso
No Ministério do Esporte, para um quadro de 348 funcionários, 223 são comissionados (64%), sendo que 195 têm DAS, o equivalente a 87% dos cargos de confiança.
Os DAS são os cargos de confiança mais disputados no governo federal por serem de maior valor. A remuneração varia de R$2.115, no caso de DAS-1, a R$11.179, no caso de DAS-6, que equivale ao cargo de secretário na estrutura da Esplanada.
No Ministério da Pesca, são 341 cargos de confiança, que correspondem a 56,6% do total de funcionários (602). Entre os comissionados, 292, ou 85%, recebem DAS. Já no Ministério do Turismo, 56,3% dos cargos são comissionados. Para um total de 430 funcionários, 242 são cargos de confiança, e 90% desses cargos são DAS.
No Ministério do Desenvolvimento Agrário, de um total de 522 funcionários, 330 são cargos comissionados, equivalente a 63% do quadro. No Ministério de Minas e Energia, os cargos comissionados somam 486, contra 711 cargos efetivos (68%).
Na Presidência da República, os cargos de confiança correspondem a 85% do total de funcionários em exercício. São 3.127 comissionados para um total de 3.656 funcionários, mas, neste caso, a situação é especial, já que a Presidência não possui um quadro permanente de pessoal. Todos os funcionários são transferidos de outros órgãos ou apenas comissionados.
No Ministério do Planejamento, porém, 50% dos servidores da pasta têm algum tipo de cargo ou função comissionada: são 1.796 cargos de confiança para um total de 3.589 funcionários.
Segundo o Planejamento - que controla e autoriza as nomeações e distribuição de cargos e funções comissionadas na administração direta -, os cargos e funções gratificadas cumprem várias funções na administração. Servem para reforçar os salários de carreiras defasadas, em alguns casos, e para compor o quadro de ministérios novos que ainda não conseguiram realizar concursos públicos.
O Ministério do Desenvolvimento Social, criado em 2004, informa que ainda está em fase de estruturação do quadro e possui, no total, 1.445 funcionários, pois tem outros 611 terceirizados.
* Regina Alvarez - O GLOBO

Cozinhando a copa.

Dos R$ 5,6 bilhões previstos para investimentos nos aeroportos de 12 cidades que deverão sediar jogos da Copa em 2014, apenas 294,5 milhões foram contratados e efetivamente, só R$ 137,7 milhões foram aplicados na melhoria ou na ampliação das estruturas aeroportuárias, equivalendo a 2,5% da execução. Segundo o Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, comandado pelo economista Marcio Pochman, não existe chance dos aeroportos estarem prontos para receber a Copa de 2014. A situação das obras nos estádios é mais do que preocupante: só que, no caso dos aeroportos, os mesmos estúdos indicam que nem para o Olimpíada de 2016 estarão concluídos. Do outro lado, as grandes empreiteiras nacionais (as cinco maiores faturaram perto de R$ 25 bilhões no ano passado) não receberam um tostão no primeiro trimestre deste ano, nem de restos a pagar. E começam a estrilar. ( Giba Um )
COMENTÁRIO: Não vai demorar Lula dizer que "as zelite não que" que a Copa seja no Brasil e estão prejudicando a reforma dos aeroportos, estradas e tudo mais. Ele, diante do fracasso eminente - para se salvar, salvar Dilma e o PT - jogará o povão contra a nação. Ontem um dirigente sindical ligado a rede hoteleira disse que se a Copa fosse hoje, São Paulo estaria em condições de alojar os visitantes e turístas. Ele disse isso num momento que a rede hoteleira explodiu - não tinha como abrigar os turistas para o evento do final de semana = Virada Cultural. O que leva um sujeito "sentar em cima do monte" e fazer uma declaração dessa?  ( Paulo Sérgio - psloredo@uol.com.br )

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A bomba de Fux

Luiz Fux é, sem dúvida, o membro do STF mais citado em tidas as esferas do judiciário e da politica nacional.
Sua peformance parece querer trazer para si não só polêmicas juridicas como o foco principal dos holofotes.
Segundo a coluna de Ricardo Boechat, na Revista IstoÉ, na semana passada após ser homenageado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o novel Ministro do STFdisse a dois desembargadores para que atentassem para o voto “bombástico” que irá proferir na quinta-feira 28 no STF.
Ficou a impressão de que a ação em questão se refere a exames de DNA em casos de paternidade.
A depender do comportamento "ousado" do Ministro,indicado por Dilma, o povo que se prepare para  que vem por aí.

Dilma avisa: vai acabar com o seguro-desemprego e com a pensão para viúvas

Ninguém viu a Dilma afirmar que vai cortar em 50% os cargos de confiança onde a "cumpanherada" mama nas tetas públicas ou em taxar o capital especulativo. No entanto, já ameaça as viúvas com o corte das pensões e quer limitar o número de demissões na vida do pobre do trabalhador que vive de bicos que, espertamente, o governo petista chama de empregos, deixando de pagar o seguro-desemprego. Aos poucos, Dilma vai mostrando as garras. Jorge Gerdau, o novo consultor, ficou famoso fabricando pregos e arame farpado. Ele é o cara que está modulando as mudanças. Crucificar o trabalhador brasileiro é só uma questão de tempo. ( Blog coturno noturno )

O “apagão” de combustíveis

Redação Revista Época:
A balança de derivados de petróleo neste ano deve registrar um déficit de US$ 18 bilhões, prevê a RC Consultores. Em 2010, o desequilíbrio em favor das importações foi de US$ 13 bilhões. Em 2000, era de US$ 3,2 bilhões. Esse rombo acompanha o aumento da frota do país e a alta do preço do etanol. Com tantos veículos circulando e a migração em massa dos motoristas para a gasolina, a produção interna não é suficiente para atender a demanda e o país precisa importar, segundo a manchete do Estadão neste domingo.
“A população pode não perceber, mas vivemos um estrangulamento do setor de combustíveis, um apagão”, disse Adriano Pires, diretor executivo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE)
A população pode não ter percebido que é um apagão, mas já notou como está cada vez mais caro encher o tanque. E sabemos que o aumento nas bombas acaba sendo sentido não só pelos motoristas, já que eleva o custo de todos os produtos dependentes dos transportes rodoviários.

domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!

A balela da ascensão social no Brasil.

Eu não entendo esta tão propalada ascensão social brasileira. Não conheço ninguém que subiu na vida nos últimos dez anos. Eu estou, relativamente mais pobre hoje do que há dez anos e outros, em minha família também. Meu salário não dá, hoje, para comprar o que eu conseguia comprar há alguns anos. Renunciei a algumas mordomias. Desisti, por exemplo, de plano de saúde porque não posso mais pagar. Estou à mercê do SUS. Antes do "salvador da pátria", todo mês, ao receber meu salário, tirava um fim de semana para viajar, conhecer algum lugar e ficar em um hotel por uns três dias.
Atualmente, se um, hotel me vir, vai sair correndo porque nem sabe quem sou eu. Antes eu comprava minha roupa em boutiques. Agora, ponho uma blusa de dez reais e vou passear no shopping, tomar um copo de chá mate com limão.
Restaurante? Tá louco?
Qual era a minha classe e despenquei para onde?
Todo mundo que eu conheço diz coisa parecida.
* Ester Azoubel, por e-mail, via resistência democrática

Energia cara tira indústrias do Brasil

Multinacionais reclamam também dos tributos e da concorrência chinesa e preferem investir em outros países, como o Uruguai
Por Karla Mendes / Brasília- O Estado de S.Paulo:
O alto custo da energia elétrica, a invasão de produtos chineses e os incentivos tributários concedidos por outros países estão deixando o Brasil em segundo plano na rota de investimentos de empresas multinacionais.
Estudo feito pelo Estado, com fontes do mercado, mostra que fábricas de setores eletrointensivos - em que o custo da energia é um dos principais componentes no preço final do produto, como alumínio, siderurgia, petroquímico e papel e celulose - estão fechando unidades no País ou migrando para outros locais por causa da perda de competitividade no mercado brasileiro.
Nesse contexto, enquadram-se pelo menos sete companhias. A Rio Tinto Alcan está em negociações "avançadas" para instalar a maior fábrica de alumínio do mundo no Paraguai, com investimentos entre US$ 3,5 bilhões e US$ 4 bilhões para produzir 674 mil toneladas de alumínio por ano. A Braskem vai inaugurar unidade de soda cáustica no México e faz prospecção em outros países, como Peru e Estados Unidos.
A Stora Enso, que abrirá em breve fábrica de celulose no Uruguai, admite que, apesar de a produtividade brasileira ser o dobro, essa vantagem é "desperdiçada" pela incidência de impostos. No caso da produção de papel, o preço do produto fabricado no Paraná é mais alto que os similares feitos no exterior.
A siderúrgica Gerdau Usiba, na região metropolitana de Salvador (BA), esteve paralisada por causa do alto custo da energia. A Valesul Alumínio, em Santa Cruz (RJ), também ficou fechada pelo mesmo motivo.
Nesse setor, aliás, a situação é crítica. A Novelis fechou fábrica em Aratu (BA) e, segundo fontes, pode migrar para o Paraguai. A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, está prestes a abrir filial em Trinidad e Tobago.
Importação. Nesse segmento, a avalanche de produtos chineses é outra ameaça. A importação de alumínio chinês, que até 2009 ficou num patamar de 17 mil toneladas, saltou para 77 mil toneladas em 2010, que é o nível mínimo projetado para 2011, de acordo com Eduardo Spalding, coordenador da Comissão de Energia da Associação Brasileira do Alumínio (Abal). "A China, daqui a dez anos, vai ter produção de alumínio igual à do resto do mundo todo somado", adverte.
Outra agravante, segundo ele, é a importação de produtos acabados, sem possibilidade de agregar valor à mercadoria no País. Nesse ritmo, avalia Spalding, o Brasil passará da condição de exportador para importador de alumínio em 2012.
"No Brasil, se nada for feito, o risco é de o setor sumir. Temos vários exemplos de países em que a indústria do alumínio fechou em dois anos. Há mais de 25 anos, nenhuma nova fábrica se instala no Brasil. O que tivemos foi expansão das já existentes e, mesmo assim, parou tudo", diz Spalding.

Código florestal: A primeira sova de Dilma.

Por falta de informação e sensibilidade, Dilma Rousseff caminha para tomar a primeria sova no plenário da Câmara e, logo depois, no Senado, com a iminente aprovação do novo Código Florestal.
O lider do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) já mandou o aviso:
"O presidente da Câmara fechou o compromisso de votar, mesmo sem consenso. Quem perder pode tentar reverter no Senado, mas não podemos mais protelar."
Com a votação marcada para o início de maio, só mesmo petistas ligados ao MST, onguistas financiados por fundos internacionais e tucanos cuja maior área verde que viram até hoje é o Parque Ibirapuera ainda resistem, espalhando mentiras e distribuindo verbas de pesquisa para "cientistas" cooptados.
Na hora do voto, entre um governo mal assessorado e o eleitor, o plenário vai aprovar o que achar mais correto para proteger mais de quatro milhões de agricultores.
E Dilma vai colher o que plantou: a sua primeira derrota, a sua CPMF.

Luiz da Silva, empresário de sucesso.

Lula agora é empresário, com registro na Junta Comercial e tudo o mais. Vai ocupar um prédio do PT, sem pagar aluguel, e ainda continuará recebendo R$ 13 mil mensais do partido, sem trabalhar um só dia.
Como todos sabem, o ex-presidente Lula agora é empresário. Em 18 de março, registrou na Junta Comercial de São Paulo seu primeiro empreendimento, que traz na razão social as iniciais do dono: LILS Palestras, Eventos e Publicações Ltda. O capital da nova empresa é até baixo. Apenas 100 mil reais, para quem anuncia cobrar R$ 200 mil por palestra.
Na empresa, Lula tem como sócio o amigo, ex-assessor e ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.
O mesmo Okamotto que, em 2006, disse que pagou do próprio bolso R$ 29 mil de uma dívida de Lula com o PT.
No papel, a sede da firma de Lula é o apartamento do dono, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, mas o próprio Okamoto já revelou que a empresa será instalada num prédio do PT no bairro do Ipiranga, na capital paulista, onde deveria funcionar o Instituto da Cidadania, mas na verdade nada funciona lá e Lula vai se apropriar do imóvel, sem pagar aluguel.
“Agora o presidente é empresário. Vocês reclamavam que ele não tinha estudado, e agora ele tem alguns títulos de doutor honoris causa”, brinca Okamoto, o único assessor até agora a ficar com o ex-presidente, que pretende contratar também os ex- ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), e a assessora especial Clara Ant.
Outro petista que poderá trabalhar com Lula é o sociólogo Emir Sader, que perdeu a presidência da Casa de Ruy Barbosa, mas pode ser um importante colaborador do Instituto Lula, a ser inaugurado em breve. O instituto, presidido por Paulo Okamoto, atuará numa série de frentes. A Sader caberia o Instituto de Políticas Públicas, que, se vingar, funcionará no Rio de Janeiro.
Bem, com tanta coisa para fazer e tanto faturamento pela frente, Lula deveria devolver o salário de R$ 13 mil que recebe como falso assessor da presidência do PT, com carteira assinada, férias, décimo-terceiro salário, Fundo de Garantia e tudo o mais.
Sem trabalhar, Lula conseguiu todos os direitos que a grande maioria dos trabalhadores brasileiros não consegue, apenas sonha.
É um fenômeno.
*Texto de Por Carlos Newton  - Tribuna da Imprensa