sábado, 13 de junho de 2009

Porque hoje é sábado, uma bela mulher

A saudosa atriz Grace Kelly e sua elegância

Em noite de estreia, Susan Boyle é aplaudida de pé pelo público

A cantora escocesa Susan Boyle fez na noite desta ultima sexta-feira (12) seu primeiro show depois de alcançar o estrelato no programa "Britain's Got Talent". Na apresentação de estreia da turnê do programa de calouros, Boyle conquistou os cerca de 5. 000 presentes no Birmingham's National Indoor Arena, no Reino Unido. A informação é do site "The Huffington Post". A cantora, que ficou em segundo lugar na competição, interpretou as canções "I Dreamed e Dream' e "Memory", temas dos musicais "Os Miseráveis" e "Cats" respectivamente, sendo ovacionada pelo público. Em seguida, o grupo Diversity, vencedor do programa, apresentou à plateia um número de dança. O show reuniu ainda outros participantes da competição, além do vencedor da edição de 2008 do "Britain's Got Talent", o dançarino George Sampson.

Ex-diretor geral do Senado Agaciel Maia afirma que parlamentares sabiam de atos secretos


" Estou sendo bode expiatório! Não tenho escudo e nem espada, pois não tenho foro privilegiado e nem tribuna "

Afastado há quatro meses da Diretoria Geral do Senado, cargo que ocupou por 14 anos - desde a primeira gestão de José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa -, Agaciel Maia diz que está sendo perseguido e avisa que não admitirá ser responsabilizado por qualquer decisão administrativa que não tenha sido publicada ao longo dos últimos dez anos. Até porque, acrescenta o ex-diretor em tom de ameaça, a maioria desses atos secretos, que podem passar de 500, foi fruto de decisão colegiada da Mesa Diretora, como é o caso da criação de novos cargos, e nenhuma nomeação ou exoneração de servidor foi assinada por ele. Reportagem de Adriana Vasconcelos publicada na edição deste sábado do GLOBO mostra que para Agaciel ninguém no Senado pode alegar que não sabia. Na terça-feira, quando os atos secretos foram revelados, Sarney disse que não tinha conhecimento desses procedimentos , apesar de um deles ter sido referente a um de seus netos. ( Os recentes escândalos do Congresso e as providências que foram tomadas ) Todo-poderoso da área administrativa no Senado até perder o posto este ano, Agaciel não perdeu a amizade dos poderosos. A cerimônia religiosa do casamento de sua filha, na última quarta-feira, contou com a presença de vários senadores, sendo três ex-presidentes da Casa : Sarney, um dos padrinhos, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Garibaldi Alves (PMDB-RN). Com um histórico de familiares empregados no Senado antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o fim do nepotismo , no ano passado, Agaciel nega que tenha favorecido seu atual genro, Rodrigo Cruz, com a nomeação, em 2002, por um ato secreto.
O senhor é mesmo o responsável pela não publicação de mais de 500 atos administrativos do Senado ao longo dos últimos dez anos?
AGACIEL MAIA: O Senado publica por ano cerca de 60 mil atos e decisões administrativas. Pode acontecer alguma falha. Se houve mesmo, uma comissão nomeada pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI) deverá apontá-la. Posso apenas assegurar que nenhum ato ilegal foi baixado.

Hoje é dia de Santo Antonio

Herdamos dos portugueses e italianos a devoção a esse missionário da ordem franciscana, que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu em Pádua, em 1231. Grande orador e pregador, lecionou em universidades e dedicou-se a servir os pobres e necessitados. Daí a tradição do “pão de santo Antônio”, que sobrevive até hoje. Pães doados a sua igreja são bentos e distribuídos aos pobres. “Guardar um pedaço desse pão junto aos mantimentos garante fartura”, conta a pesquisadora Lourdes Macena. Mas Antônio é famoso mesmo por "nos ajudar" a conseguir bons partidos para namoro e casamento. Para isso, inúmeras simpatias deixam de castigo a imagem do santo.
Oração a santo Antônio

Para atrair alguém que você já conhece:“Santo Antônio, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso santo Antônio, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso(a) humilde devoto(a). Amém.”

Simpatia de santo Antônio

Para encontrar um(a) namorado(a):Amarre uma fita vermelha e outra branca na imagem de santo Antônio e, enquanto dá os nós, faça o pedido. Reze um pai-nosso e pendure a imagem de cabeça para baixo, sob a cama. Só desvire quando a graça for alcançada.

Ahmadinejad vence eleição com 62% dos votos; resultado gera protestos

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, foi reeleito no primeiro turno com 62,6% dos votos, contra 33,75% do moderado Mir Hossein Mousavi, segundo anunciou neste sábado o Ministério do Interior iraniano. Ao mesmo tempo, a polícia enfrentava manifestantes da oposição que protestavam contra os resultados na capital, Teerã. Mousavi rejeitou o resultado, classificado por ele de "piada perigosa", que pode levar à tirania. O anúncio frustrou as expectativas de que a disputa pudesse ao menos ir para o segundo turno, que já estava marcado para a próxima sexta-feira (19). Mousavi protestou contra o que ele chamou de claras violações. "Aviso que não vou me render a essa piada perigosa. O resultado de tal desempenho por algumas autoridades irá comprometer os pilares da República Islâmica e irá estabelecer a tirania", disse. Havia a expectativa de que ele concederia uma entrevista coletiva, mas a polícia retirou os jornalistas do prédio onde ela iria ser realizada, dizendo que o evento havia sido cancelado. Na noite desta sexta-feira, antes que os resultados oficiais começassem a ser divulgados, Mousavi havia dito que era o "vencedor definitivo" da eleição. Ele afirmou que muitas pessoas foram impedidas de votar e que houve falta de cédulas em alguns colégios eleitorais. Ele também acusou as autoridades de bloquearem o envio de mensagens de texto via celular, usadas pela sua campanha para atrair os eleitores jovens e das regiões urbanas.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Hoje é dia dos namorados.Como surgiu esta data?


Nos Estados Unidos e Europa

O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.

No mundo judaico

O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").

Presidente do Irã tem ampla vantagem em apuração; rival alerta para fraude

Ao fim de um dia em que o grande número de eleitores pareceu um trunfo para o moderado Mir Hossein Mousavi, os resultados da apuração da eleição presidencial apontam para a reeleição no primeiro turno do conservador presidente Mahmoud Ahmadinejad. O Ministério do Interior informou que, com 34% das urnas apuradas, o presidente tem quase 68% dos votos e o seu principal rival pró-reformas, que alertou para possíveis fraudes, tem cerca de 30%. Após o fechamento das urnas, à meia-noite (16h30, em Brasília), Mousavi declarou vitória nas eleições, mas em seguida a agência oficial de notícias Irna anunciou a vitória do presidente. Dois outros candidatos, considerados sem chance de vitória, também participam da eleição. Se nenhum candidato conseguir mais de 50% dos votos, um segundo turno entre os dois mais bem colocados deve ser realizado na próxima sexta-feira. A controvérsia começou antes mesmo de as unas serem fechadas, aumentando as tensões na capital. O reformista Mousavi, que foi primeiro-ministro do país entre 1981 e 1989 --ano em que o cargo foi extinto-- sugeriu que poderia contestar os resultados. A confusa e tensa atmosfera durante a apuração veio depois de um longo dia de votação --o prazo de abertura das urnas foi prorrogado seis horas devido à grande participação. A afluência de eleitores era vista como uma vantagem para Mousavi, cujo eleitorado é formado principalmente por jovens, mulheres e pela população urbana. Ao longo do dia, houve preocupações de que as poderosas instituições islâmicas do país (veja quadro abaixo) estivessem usando seu poder de pressão contra os apoiadores de Mousavi. Durante a votação, mensagens de texto foram bloqueadas --uma ferramenta-chave da campanha do reformista-- assim como alguns sites pró-Mousavi. Oficiais de Segurança advertiram que não vão tolerar reuniões ou comícios políticos antes da divulgação dos resultados finais. O presidente era considerado imbatível até o início da campanha, mas uma grande mobilização em torno de Mousavi, principalmente de jovens, mulheres e da população urbana, embaralhou o processo de sucessão. Ahmadinejad, favorito na zona rural, contou com o apoio de setores conservadores e é visto como o preferido de setores organizados que normalmente votam em bloco, como o Exército e a Guarda Revolucionária. Os dois principais opositores protagonizaram uma campanha agressiva, com acusações mútuas de manipulação de dados. Em um inédito debate, assistido por mais de 40 milhões de pessoas, Mousavi disse que o presidente mentia sobre os dados da economia para esconder a inflação resultante do que chamou de incompetência para administrar o país. Ahmadinejad reagiu e disse que os aliados do opositor --como o ex-presidente e chefe do Conselho de Discernimento (ver quadro), Akbar Rafsanjani-- enriqueceram por meio da corrupção.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Meia-verdade

A OAB nacional criticou o blog de notícias da Petrobras por publicar uma “meia-verdade”, afirmando que a entidade apoia aquela iniciativa da estatal. O blog não cita as críticas do presidente da OAB, Cezar Britto, à quebra de sigilo de matérias que serão publicadas pelos jornais.

Dando carne a gato faminto

O título é nosso, o texto extraido do site do Jornalista Claudio Humberto:
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados definiu, nesta semana, o deputado José Genoíno (PT-SP) como relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite um terceiro mandato consecutivo para presidentes da República, governadores e prefeitos. O parlamentar vai avaliar a admissibilidade da proposta de autoria do deputado Jackson Barreto (PMDB-SE). Para a regra valer já nas eleições de 2010, a Câmara e o Senado teriam que aprovar a mudança constitucional até setembro deste ano. Se a PEC for aprovada pela CCJ, será analisada por uma comissão especial.

OMS eleva alerta para gripe suína ao nível mais alto

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou aos seus membros que está elevando o alerta para a gripe suína para o seu nível mais elevado nesta quinta-feira (11). Até quarta (10), o nível estava na fase 5, em uma escala que vai até 6. O anúncio torna o novo vírus H1N1 o primeiro a causar uma pandemia de gripe em mais de 40 anos. De acordo com o balanço mais recente da organização, há 27.737 pacientes infectados em 74 países, com 141 mortes confirmadas.A elevação provocará a aplicação de amplas medidas de saúde nos 193 Estados membros da OMS, enquanto as autoridades enfrentam a expansão no mundo todo do vírus, que até agora tem causado principalmente sintomas leves nos pacientes.Ela reflete o fato de que a doença, comumente conhecida como gripe suína, está se espalhando geograficamente, mas não necessariamente indica o quão perigosa é."A fase 6, se nós mudarmos para a fase 6, não significa nada relativo à gravidade, é relativo à expansão geográfica... Pandêmico significa global, mas não há qualquer conotação de gravidade ou suavidade", disse o porta-voz da OMS, Gregory Hartl."Na verdade, o que estamos vendo com este vírus até agora é predominantemente uma doença leve. Então nós poderemos pensar que este acontecimento é realmente um evento moderado para o momento, porque os números são altos, mas a doença é predominantemente suave", ele disse à televisão da Reuters antes da reunião.PrevençãoDavid Heymann, uma ex-autoridade importante da OMS, agora empossado na agência britânica de Proteção Sanitária, disse que os países tentaram conter o vírus por meio de medidas como o fechamento de escolas durante a fase 5. Isso estendeu o tempo necessário para se preparar para um estágio de pandemia."Durante a fase 5, o governo e as pessoas no Reino Unido tiveram tempo para se preparar para uma pandemia - isto, felizmente, reduziu qualquer surpresa e preocupação que poderia estar associada com uma declaração da OMS para a fase 6, se for feita", ele disse à Reuters. Enquanto se espalha entre humanos, a ciência não pode prognosticar que curso o vírus tomará, a doença que causa e a faixa etária dos infectados, disse Heymann. "A gravidade da doença, a efetividade de drogas antivirais e a estabilidade do vírus precisam ser todas observadas de perto", acrescentou.Uma pandemia poderá causar um enorme rompimento aos negócios, enquanto trabalhadores ficam em casa, porque estão doentes ou cuidando de familiares, e as autoridades limitam a reunião de muitas pessoas.
De acordo com a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, a situação não muda "em absolutamente nada" os procedimentos adotados pelo governo brasileiro para vigilância, diagnóstico e tratamento da doença. Segundo ela, o país se antecipou a todas as medidas recomendadas pela OMS e a transmissão permanece "limitada e sem sustentabilidade" no território brasileiro. Bassit afirmou que a letalidade da doença é de 0,5%, índice considerado muito baixo pela OMS.
* Com informações de http://www.abril.com.br/noticias

Após queda na Selic, bancos anunciam reduções em juros para empréstimos

Os três maiores bancos do país anunciaram na noite desta quarta-feira a redução dos juros de uma série de linhas de crédito, como resultado da queda da taxa básica de juros promovida pelo Banco Central. Ontem, o Copom (Comitê de Política Monetária) do órgão decidiu reduzir a Selic em 1 ponto percentual, para 9,25%. É a menor taxa desde a criação do órgão, em junho de 1996. O maior banco do país, o Itaú Unibanco, decidiu reduzir todas as taxas das linhas de crédito e cheque especial de pessoas físicas e jurídicas em 0,08 ponto percentual. Segundo o banco, essa redução repassa integralmente a queda na Selic. O Banco do Brasil reduziu as taxas para o crédito de material de construção, crediário, cheque especial, cartão de crédito e créditos salário (consignado), automático, benefício e veículos. No cartão de crédito, por exemplo, a taxa passou de uma faixa de 2,64% a 3,63% ao mês para uma faixa entre 2,56% e 2,99% ao mês. Já no cheque especial, a taxa variava entre 1,33% a 7,77% ao mês, e agora será entre 1,25% e 7,69% mensais. O Bradesco, por sua vez, decidiu reduzir taxas para consumidores e empresas. Para os clientes pessoa física do banco, a taxa de juros mínima do cheque especial caiu de 4,66% ao mês para 4,58% ao mês, e a máxima de 8,36% ao mês para 8,28% ao mês. No crédito pessoal, a taxa mínima caiu de 3,19% ao mês para 3,11% ao mês, e a máxima de 5,76% ao mês para 5,68% ao mês. Para o consumidor também caíram taxas para financiamento de bens e veículos e leasing.
Para empresas, foram reduzidas a taxa mínima da Conta Garantida (o cheque especial de pessoa jurídica) caiu de 1,97% ao mês para 1,89% ao mês, e a máxima de 6,88% ao mês para 6,80% ao mês. Já a linha de capital de giro, a taxa mínima foi reduzida de 1,90% ao mês para 1,82% ao mês, e a máxima de 4,94% ao mês para 4,86% ao mês. Também caíram as taxas de antecipação de duplicatas. As novas taxas passam a ser válidas na sexta-feira (12) no Bradesco, na segunda-feira (15) no Banco do Brasil e na próxima quarta-feira (17) no Itaú Unibanco.
*Com informações da Folha Online

Dilma governará sem sobressalto, diz presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em entrevista à agência Reuters, que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), se eleita em 2010, não fará aventuras e governará sem sobressaltos, mantendo os pilares macroeconômicos de seu governo, porque está preparada para administrar o país. "Posso dizer ao investidor o seguinte: a seriedade da Dilma e a competência dela não vão permitir que faça algo de sobressalto." Lula afirmou que escolheu a ministra como sua candidata pela honestidade e pela vontade que tem de trabalhar. E fez vários elogios à ministra, afirmando que é uma "executora excepcional" e que ela é a melhor coisa que pode acontecer para o Brasil. Descartou participar de eventual gestão dela. Disse que a melhor forma de ajudar é ficar longe e quieto.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

STF arquiva ação que pedia permanência de Sean no país

O STF (Supremo Tribunal Federal) arquivou nesta quarta-feira a ação proposta pelo PP (Partido Progressista) contra a determinação da Justiça do Rio para que Sean Goldman, 9, voltasse aos Estados Unidos. A decisão, no entanto, não garante a ida imediata do menino ao país. O garoto é alvo de uma disputa entre o pai americano e a família da mãe brasileira, morta no ano passado. Os ministros entenderam que a ação do PP -- que provocou a liminar do ministro Marco Aurélio Mello suspendendo a ida do menino -- não era adequada para o tipo de caso. O próprio ministro Marco Aurélio votou pelo arquivamento da liminar e deixou para a Justiça Federal do Rio decidir se o menino deve ou não viver nos Estados Unidos até que a Corte Americana defina com quem vai ficar a guarda do garoto. A Justiça Federal do Rio ainda precisa se manifestar sobre outra liminar apresentada pela família brasileira do menino contra a entrega de Sean ao pai biológico, David Goldman. Ela foi concedida, no dia 2 de junho -- um dia depois da sentença original do juiz Rafael de Souza Pereira Pinto, da 16ª Vara Federal, que estabelecia que o padrasto teria até as 14h de ontem para se apresentar com o menino no consulado dos EUA.
Na ação, o PP argumentava que a entrega da guarda do menino ao pai biológico levou em consideração a Convenção de Haia, mas desrespeitou a Constituição Brasileira, violando direitos como o dever de proteção à família, à criança e ao adolescente.

Eu acho é...tome!!!


Em Quito, Argentina perde para o Equador nas eliminatórias

A seleção da Argentina perdeu para o Equador por 2 a 0, nesta quarta-feira, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2010, nos 2.850 m de Quito. Com o resultado, a Argentina ficou com 22 pontos e viu o Equador encostar com 20 pontos. A equipe comandada pelo técnico Diego Maradona é a próxima adversária do Brasil nas eliminatórias, em setembro. Depois de derrotar a Colômbia no sábado por 1 a 0, em Buenos Aires, a equipe de Messi tentou conquistar outro triunfo para se aproximar mais do topo da classificação. Para superar o Equador, uma das grandes preocupações era com a altitude de Quito. Quando foi a La Paz (3.600 m) enfrentar a Bolívia em abril, a Argentina acabou goleada por 6 a 1. Na partida desta quarta-feira, o atacante argentino Carlitos Tevez perdeu a chance de abrir o placar em uma cobrança de pênalti, aos 28min do primeiro tempo. O Equador fez 1 a 0 aos 27min da etapa final com Ayovi, que acertou forte chute de fora da área e fez um belo gol. A vantagem foi ampliada aos 38min, com um chute no alto de Palacios.

BC faz novo corte de 1 ponto e juros caem para 9,25% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou nesta quarta-feira a quarta redução consecutiva na taxa básica de juros. O corte foi novamente de 1 ponto percentual, o mesmo realizada na reunião anterior, o que levou a taxa Selic de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano, abaixo das previsões do mercado. O placar foi de seis votos pela queda de 1 ponto e dois votos pela queda de 0,75. Desde o final de 2003, no início do governo Lula, o BC não promovia uma sequência de cortes de juros dessa magnitude. E pela primeira vez, desde a criação do Copom (1996), os juros no Brasil caem abaixo dos dois dígitos. Com isso, o juro real (taxa de juros nominal menos a inflação) fica entre 4% e 5% ao ano. "Levando em conta que mudanças da taxa básica de juros têm efeito sobre a atividade econômica e sobre a dinâmica inflacionária que se acumulam ao longo do tempo, o Comitê concorda que qualquer flexibilização monetária adicional deverá ser implementada de maneira mais parcimoniosa. O Copom acompanhará atentamente a evolução do cenário prospectivo para a inflação até a sua próxima reunião, para então definir os próximos passos da estratégia de política monetária", informou o comitê em nota. Além de manter a trajetória de queda, o Copom continuou o ritmo dos cortes. Em janeiro, a Selic foi de 13,75% para 12,75% (1 ponto). Em março, o BC acelerou a redução, e a taxa caiu para 11,25% (1,5 ponto). No final de abril, porém, o corte foi menor, para 10,25% ao ano (1 ponto). No mercado financeiro, a aposta era de um corte de 0,75 ponto percentual. Desde a última reunião, o BC vem indicando que iria dar continuidade ao processo de redução da taxa Selic, devido ao agravamento da crise econômica. Com leve sinais de melhora, porém, a expectativa era de que as reduções desacelerariam. Agora, os diretores do BC só voltam a se reunir nos dias 21 e 22 de julho, quando deve haver um novo corte. De acordo com a pesquisa Focus, realizada pelo BC com o mercado financeiro, os economistas esperam queda para 9% --mesma previsão para o encerramento da Selic de 2009.
Leia mais em:

Sobe o percentual de aprovação do governo Lula

Charge Sponhol

Airbus A320 faz pouso de emergência

Um avião Airbus A320 teve problemas logo após decolar das Ilhas Canárias nesta quarta-feira (10) e teve de voltar ao aeroporto e fazer um pouso de emergência, segundo a autoridade aeroportuária da Espanha. O modelo é semelhante ao Airbus A330 acidentado na semana passada quando ia do Rio de Janeiro a Paris, com 228 pessoas a bordo. O avião que teve problemas nas Canárias, da empresa espanhola Iberworld, ia de Las Palmas para Oslo, na Noruega. Ninguém ficou ferido. A aeronave ficou dez minutos no ar antes do pouso. Uma porta-voz do governo negou que uma das turbinas tenha pegado fogo, explicando que apenas ocorreu um "problema não identificado".

Panamericano 2007,no Brasil, sob suspeitas de superfaturamento

O Tribunal de Contas da União realiza nesta quarta-feira uma sessão extraordinária, fechada ao público, com o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e representantes do Ministério do Esporte. O TCU quer passar a limpo as graves denúncias de superfaturamento de inacreditáveis 1.589% no Pan 2007, realizado no Rio de Janeiro. Os Jogos Pan-americanos tinham orçamento inicial de R$ 386 milhões, mas no final foram gastos mais de R$ 4 bilhões. A secretaria de assessoramento ao Comitê de Ações Governamentais do Pan, do Ministério do Esporte, também participa da sessão no TCU.

A Constituição Federal e os tratados

O plenário do Supremo Tribunal Federal deve decidir nesta quarta-feira se confirma ou derruba liminar concedida na semana passada pelo ministro Marco Aurélio Mello que impediu a entrega do garoto Sean Goldman para o consulado dos Estados Unidos. Para o presidente da Comissão de Direito do Estado da OAB do Rio de Janeiro, o constitucionalista Gustavo Binenbojm, afirmou que a Convenção de Haia, da qual o Brasil é signatário, embora contenha dispositivos importantes para combater o sequestro internacional de menores, "não se encontra acima da Constituição brasileira. Na ordem jurídica brasileira, a supremacia é da Constituição e não dos tratados internacionais."

Chega a 41 número de corpos resgatados do mar

O tenente-brigadeiro Ramon Cardoso afirmou, nesta terça-feira (9), que já foram resgatados 41 corpos de vítimas do acidente com o Airbus da Air France. Os 16 primeiros corpos resgatados, que já estão em Fernando de Noronha, serão levados de helicóptero para o Recife na tarde de quarta-feira (10). Segundo Cardoso, 25 corpos estão embarcados na Fragata Bosísio, que deixa a área de buscas em direção a Fernando de Noronha. O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. As equipes de buscas vão continuar o trabalho durante a noite desta terça-feira, concentradas nas áreas em que foram localizados os corpos. "Todos os barcos que estão na área de buscas têm condições de guardar os corpos encontrados até a chegada de embarcações maiores", afirmou Cardoso. Aeronaves e navios franceses trabalham em conjunto com as embarcações brasileiras."Se o mar estiver forte ou se os ventos estiverem fortes, vão atrapalhar o trabalho de passar os corpos dos barcos para os helicópteros", disse Cardoso. "São calculados cerca de 40 minutos de operação para que cada helicóptero efetue o resgate dos corpos. Eles têm capacidade para resgatar oito corpos de cada vez." O oficial afirma que houve ajuda do governo americano apenas durante as buscas por possíveis sobreviventes, no início das operações. “Desconheço ajuda do governo americano”, disse. Segundo Cardoso, os destroços encontrados por navios franceses não precisam ser repassados aos militares brasileiros. O Escritório francês de Investigação e Análise (BEA), responsável pelas averiguações sobre a tragédia, vai receber e cuidar de todos os destroços. Porém, no caso de corpos de vítimas, os navios franceses que encontrarem corpos vão enviá-los para perícia no Recife. De acordo com Cardoso, todos os corpos que foram avistados já foram recolhidos. Na quarta-feira (10), as buscas entrarão na área de Dakar, porque as correntes podem ter levado corpos para a região. "Todas as áreas em que estamos fazendo as buscas estão dentro do planejado." Segundo a Aeronáutica, dois investigadores franceses vão chegar ao país. Não há informações sobre o local onde vão ficar ou as atividades dos investigadores franceses no Brasil. "Se houver necessidade de algum apoio, nós poderemos fornecer. Para que não tenham que trazer determinados equipamentos, poderiam ser utilizados equipamentos já disponíveis", afirmou.
* Com informações do Portal G1

Governo Federal disfarça mas admite recessão

Charge Sonfronio - Diário do Nordeste

Fugindo da raia

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR)- mais conhecido como líder de qualquer governo - afirmou nesta quarta-feira que a base aliada não vai comparecer à instalação da CPI da Petrobras, marcada para as 14h30. Jucá disse que, enquanto não houver entendimento sobre a relatoria da CPI das ONGs, os governistas não farão qualquer esforço para iniciar os trabalhos da comissão que vai investigar a estatal. "A base não comparece em qualquer CPI enquanto não houver acordo sobre a CPI das ONGs", disse. O líder afirmou que a oposição, ao tomar a relatoria da CPI das ONGs, descumpriu um acordo de procedimento. Jucá lembrou que, na época da instalação da comissão, foi fechado entendimento para que um governista fosse o relator. "Nós estamos falando de procedimento. Tínhamos um acordo de procedimento na CPI das ONGs. Outra CPI é outro tipo de procedimento. Entendemos que não pode retroagir." O presidente da CPI das ONGs, Heráclito Fortes (DEM-PI), designou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) para a relatoria da comissão. Os governistas querem que o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) seja reconduzido à relatoria. Arruda perdeu a relatoria ao tornar-se suplente da CPI das ONGs para assumir uma vaga de titular na CPI da Petrobras. Como o regimento do Senado não permite que um suplente da comissão seja relator, Heráclito designou o tucano para o cargo.
Comento: A briga do Governo Federal, por seus prepostos - incluso Jucá - em retardar a CPI até que consiga estabelecer peleno controle, nada mais é do que a busca em transformar em pizza a CPI da Petrobras. O Governo, por certo, tem plena consciência das irregularidades na empresa.
Sabe que há irregularidades em contratos, superfaturamento, aparelhamento e/ou falcatruas de toda ordem, como publica a imprensa nacional. Daí, mobiliza sua "tropa de choque" com a finalidade de "esconder por baixo do tapete" todas as ilegalidades existentes. O Governo treme só em pensar na possibilidade de perder as rédeas da CPI. Se isto acontecer, poderá vir à tona um dos maiores escândalos deste governo e a desmoralização do arrogante Gabrielli.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Casal reclama de discriminação por não poder limpar o jardim seminu

Um casal norte-americano que vive em Boulder, no estado do Colorado (EUA), se queixa de discriminação por não poder andar seminu --usar apenas a roupa de baixo-- enquanto está limpando o jardim, segundo reportagem do jornal "Daily Camera". De acordo com o periódico, os vizinhos ligaram para a polícia para reclamar que Robert Pierce, de 58 anos, estava de cueca, enquanto Catharine Pierce usava apenas uma calcinha, além de um tapa-seios, que é utilizado frequentemente por strippers, no jardim. Eles alegam que não estão violando a lei, porque suas genitais não estão expostas. Segundo a porta-voz da polícia de Boulder, Sarah Huntley, Robert e Catharine têm razão e não podem ser presos, pois não infringiram nenhuma lei por andar dessa forma. No entanto a instituição responsável pelo imóvel enviou uma carta para o casal, afirmando que o comportamento não é adequado para comunidade. Segundo o órgão, uma cláusula proíbe comportamentos incômodos e a violação pode ser motivo para despejo. O casal acredita que o órgão está infringindo seus direitos fundamentais. "Queremos a nossa liberdade", disse Robert. "Nós queremos exatamente o que a lei nos dá, e não queremos ser incomodados sobre isso", acrescentou ele. "Essa não é uma questão jurídica, é uma questão da comunidade", disse Betsy Martens, diretora-executiva da "Boulder Housing Partners", instituição que facilita a compra de casas populares. Emily Hink, que vive no bairro, disse que não é contra as pessoas andarem nuas em suas casas, ou mesmo em um quintal cercado, mas a residência dos Pierces fica próxima de uma escola. "Há muitos parques por aqui e há muitas crianças em volta", disse Hink.

Boeing da Varig abatido por aviões caças da Rússia

O cargueiro 707-323 da Varig, que desapareceu em 30 de janeiro de 1979, quando sobrevoava o Pacífico entre Tóquio e Los Angeles, foi abatido por caças soviéticos. A revelação foi feita a coluna do Jornalista Claudio Humberto, por um ex-agente de inteligência brasileiro que ouviu o relato de um ex-agente da KGB que participou da operação. Domingo, o “Fantástico”, da Globo, mostrou que familiares dos 6 tripulantes há 30 anos aguardam respostas. Os russos atacaram porque o cargueiro da Varig estaria transportando aos EUA, em segredo, partes de um caça soviético Mig 25 levado a Tóquio por um piloto desertor, Viktor Ivanovich Balenko. Cooptado pelo serviço secreto inglês, o ex-agente da KGB soviético veio ao Brasil em 1982 e contou tudo a agentes que fizeram sua segurança. O governo brasileiro jamais revelou às famílias dos tripulantes a decisão de colaborar com a CIA, levando pela Varig partes do Mig 25 aos EUA. O Brasil perdeu também 153 telas do artista Manabu Mabe, que eram trazidas de volta no cargueiro da Varig após uma exposição em Tóquio.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Marolinha:PIB do primeiro trimestre ‘será negativo’

Tomada pelas previsões oficiais, a realidade brasileira está cada dia mais inacreditável. Mas chega uma hora em que não dá mais para fugir da verdade. Não tendo realizado os sonhos que antevira, o governo vê-se compelido a realizar os seus pesadelos. Nesta terça (9), o IBGE vai divulgar o resultado do PIB no primeiro trimestre de 2009. Os caldeirões em que o instituto cozinha as estatísticas oficiais exalam o cheiro de queimado. Com as labaredas a consumir-lhe a reputação de quiromante, Mantega apressa-se em avisar: O PIB de janeiro a março "certamente será negativo”. Qual será o tamanho do vermelho? O ministro decerto já sabe. Mas prefere não comentar. O mercado fareja algo entre -1,5% e -2,5%. Recorde-se que o PIB já fora negativo (-3,6%) no último trimestre de 2008. Significa dizer que o país vive uma recessão. Recessão técnica, no jargão dos economistas. Mantega, porém, já providenciou uma bola de cristal novinha em folha –ano de fabricação 2009, modelo 2010. Afirma agora que a recessão é coisa do passado. Os dados do IBGE mostrarão o “retrovisor”. E o governo prefere olhar na direção do pára-brisa.
"Neste ano, trabalhamos com 1% [de crescimento do PIB]”. Outra previsão? Não, não. Absolutamente. “É mais uma meta que uma projeção”, diz Mantega. “É um desafio". Não seria mais um sonho? No Ministério da Fazenda, Mantega assegura, "não dá tempo para sonhar". E tome previsão para 2010: 4% de crescimento. Ouvidos pelo BC, os operadores do mercado prevêem coisa diferente. Retração de até 0,73% em 2009 e crescimento de no máximo 3,5% em 2010. Nesta segunda (8), o IBGE levou ao notiticiário dados do mês de abril. Indicam que, no alvorecer do segundo trimestre do ano, a indústria traz os joelhos dobrados. O nível de emprego nas fábricas caiu 0,7% na comparação com março. É o sétimo recuo consecutivo. Comparando-se com abril de 2008, a queda foi ainda maior: 5,6%. Foi o maior tombo desde que a estatística começou a ser produzida, em 2001. Submetido ao calor das chamas, o Copom reúne-se nesta terça (9). Na quarta (10), divulga a nova taxa de juros. Estima-se que deve cair pelo menos 0,75 ponto percentual. A Selic, hoje fixada em 10,5% ao ano, desceria ao patamar de um dígito. É coisa jamais vista na história desse país.
Texto:http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/
-PS.: Ilustração via blog do Baptistão.

Segundo o The Economist, publicação preferida pelo governo Lula, má qualidade de ensino brasileiro atrapalha o desenvolvimento do país

Charge de Sponhol

Por apoio a Dilma, PT cogita sacrificar petistas nos Estados

Disposto a consolidar ampla coligação em apoio à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o comando do PT fixou como estratégica a costura de alianças nos seis principais Estados do país, ainda que à custa do sacrifício dos próprios petistas. Para viabilizar a campanha de Dilma à Presidência, o PT nem sequer descarta a hipótese de renunciar à candidatura em São Paulo --berço da sigla-- em favor do lançamento do nome de Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo do Estado. Para Minas, prega o apoio ao peemedebista Hélio Costa, em detrimento de dois petistas: o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e o ex-prefeito Fernando Pimentel. Hoje ministro das Comunicações, Hélio Costa, poderia ser convidado para a vice de Dilma, caso o atual governador Aécio Neves (PSDB) ocupe a vice de José Serra (PSDB) na corrida presidencial. Do contrário, a intenção da cúpula petista é lançar Hélio Costa para o governo, numa composição em que o PT concorreria ao Senado. "Em São Paulo, o PT pode abrir mão do candidato se isso criar uma situação de expansão da aliança. Se o Ciro quiser ser candidato ao governo, se o [presidente do PMDB, Orestes] Quércia quiser, o PT pode discutir. Em Minas, seria bem mais fácil", admitiu o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza, em consonância com Antonio Palocci e José Genoino. "Temos que trabalhar com partidos potencialmente aliados para avaliar qual será o cenário necessário para viabilizar uma coligação grande de apoio a Dilma", justificou o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, para quem seria "contraditório" o rompimento do PT com o PMDB do Rio de Janeiro. Além de São Paulo, Minas e Rio, o PT elegeu como fundamentais acordos no Paraná, no Rio Grande do Sul e na Bahia. No Paraná, o cenário apontado como ideal é de lançamento do senador Osmar Dias (PDT) ao governo, oferecendo ao governador Roberto Requião (PMDB) vaga para o Senado. Na Bahia, o PT investe na reaproximação do governador Jacques Wagner (PT) com o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). Para o Rio Grande do Sul, idealiza dois palanques para Dilma, do PMDB e do PT, mesmo que o preço seja o isolamento dos petistas no Estado. Na sexta-feira, ao discursar no encontro da corrente CNB (Construindo o Novo Brasil), a maior do partido, o ex-ministro José Dirceu usou, segundo participantes, a expressão "enfiar a faca" para eliminação de resistência à construção de ampla aliança em torno de Dilma. Escolhido candidato da corrente à presidência do PT, o presidente da BR, José Eduardo Dutra, foi mais brando: "O foco é a eleição de Dilma". O assédio a Ciro foi enfaticamente defendido durante a reunião. Nascido em Pindamonhangaba (SP) e com domicílio eleitoral no Ceará, Ciro teria de transferir o título para São Paulo. Seu nome é hoje cotado para a Presidência, mas não conta com apoio integral do PSB. Para atrair o PSB, Berzoini defende a reedição de alianças em Pernambuco, no Ceará e no Rio Grande do Norte. Sob o argumento de que é necessário reserva de energia para campanha de Dilma, a CNB prega a união em benefício de Dutra, seu candidato. Integrante do PT de Luta e de Massas, Vaccarezza propõe a composição também para presidente do partido. Mas a avaliação é que a disputa será inevitável.

Custo de obra de gasoduto da Petrobras cresce 84%

O gasoduto Urucu-Manaus, da Petrobras, custará quase o dobro do que a estatal previa, ao iniciar a obra, em 2006. O orçamento saltou de R$ 2,4 bilhões para R$ 4,58 bilhões, em março deste ano --a diferença é de 84%, informa reportagem de Elvira Lobato publicada nesta segunda-feira pelo Jornal Folha de São Paulo. Os dados sobre o preço do gasoduto constam de um relatório do comitê de representantes da Eletrobrás, Petrobras, Manaus Energia e Cigás (Companhia de Gás do Amazonas), encarregado de avaliar o custo do transporte do gás natural. O gasoduto tem 660 km de extensão. A obra também acumula mais de um ano de atraso. Em junho de 2006, o prazo para conclusão era março de 2008. Em setembro do ano passado, a Petrobras anunciou que o gasoduto entraria em operação em setembro deste ano. A Petrobras informou, por meio de sua assessoria, que o encarecimento do gasoduto Urucu-Manaus se deve à adoção de "tecnologia inédita" no país para transporte de tubos. O processo incluiu o uso de aeronaves especiais vindas do exterior, por causa das condições adversas de trabalho na Amazônia. A empresa não contestou os valores sobre aumento de custo do projeto citados no relatório.

Caseiro que derrubou Palocci diz que não esperava tanto "jogo sujo"

O caseiro Francenildo Costa, 27, cujo depoimento à CPI dos Bingos derrubou o ministro Antonio Palocci (PT), em 2006, disse que teve a vida invadida após a quebra e divulgação de seu sigilo bancário, e que o "jogo sujo" o chocou, informa reportagem de Rubens Valente, publicada nesta segunda-feira pelo Jornal Folha de São Paulo. "Se eu soubesse que ia chegar a esse ponto o jogo sujo deles, eu não tinha falado. Invadiram minha vida. Eu não queria que isso acontecesse. Até a família, parentes ficaram duvidando do dinheiro", afirmou o caseiro, que hoje trabalha de bicos. Ele diz esperar que a Justiça decida sobre a ação por danos morais que move contra a Caixa Econômica e a Editora Globo pela quebra e divulgação de seu sigilo bancário --segundo ele, uma operação que visava desacreditá-lo. À Folha, Francenildo disse esperar que a Justiça adote no seu caso a rapidez que usa no inquérito do STF. Em 2006, Francenildo deu um depoimento à CPI dos Bingos afirmando que o então ministro da Fazenda frequentava uma mansão em Brasília usada por lobistas para fechar negócios de jogos ilegais e realizar festas. O local, conhecido como "República de Ribeirão Preto", foi alugado por ex-assessores de Palocci, que negava as acusações. O depoimento acabou deflagrando outro escândalo, pois seu sigilo bancário foi violado ilegalmente logo após participar da CPI. Palocci é tido como possível mandante da quebra do sigilo.

Pão de Açúcar poderá comprar lojas Ponto Frio

A compra do Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar, anunciada nesta segunda-feira por R$ 824,5 milhões, pode chegar a R$ 1,165 bilhão, caso todos os acionistas minoritários aceitem vender suas ações à rede comandada por Abilio Diniz. Segundo informado hoje em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o Pão de Açúcar vai pagar R$ 9,4813 por cada uma de 86.962.965 ações, que representam 70,2% do capital social total e votante do Ponto Frio. Além disso, o Pão de Açúcar fará oferta aos minoritários da Globex (que controla o Ponto Frio) pelo preço de R$ 7,585 por ação, correspondente a 80% do preço que será pago aos controladores da companhia. O pagamento do montante inicial será realizado da seguinte forma: R$ 373.436.536 à vista (equivalente de 45,3%) e R$ 451.085.424 (equivalente a 54,7%) a prazo. Para viabilizar a operação, o Pão de Açúcar fará um aumento de capital de R$ 664,3 milhões. Com a aquisição do Ponto Frio, o Pão de Açúcar reassume a liderança do varejo brasileiro, a qual havia perdido para o Carrefour. De acordo com nota, o objetivo do Pão de Açúcar é "fortalecer e ampliar de forma significativa a sua atuação no segmento de eletroeletrônicos e assumir a liderança do varejo brasileiro", passando a ter R$ 26 bilhões de faturamento anual e mais de 1.200 lojas. O Ponto Frio atualmente opera em 10 Estados e no Distrito Federal, por meio de uma rede de 455 lojas com faturamento bruto anual de R$ 4,8 bilhões. Os termos e condições da aquisição estão sujeitos à aprovação do Conselho de Administração e dos acionistas do Pão de Açúcar, em assembleia geral, a ser realizada nos próximos 20 dias.

Militares reveem números e confirmam resgate de 16 corpos de vítimas do voo 447

Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram na manhã desta segunda-feira que são 16, e não 17, os corpos de ocupantes do voo 447 já resgatados do oceano Atlântico. A aeronave caiu no último dia 31, com 228 pessoas a bordo. "A fragata Ventose, da Marinha Francesa, recolheu sete, e não oito corpos como foi informado anteriormente à Coordenação das Buscas", informaram Marinha e Aeronáutica em nota. Os corpos que estavam na embarcação francesa foram transferidos para a fragata Constituição, da Marinha, que deve chegar às proximidades do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) na manhã de terça-feira (9) Os 16 corpos já resgatados serão encaminhados para Recife, onde será feita a identificação. Na manhã de hoje, familiares de vítimas hospedados no Rio disseram ter sido informados por militares sobre a localização de mais dois corpos, o que não foi confirmado pelos comandos da Marinha e da Aeronáutica. A FAB informou nesta segunda que novos pontos foram avistados no oceano e que as ações de busca e resgate continuam. Ao mesmo tempo, um avião-radar R-99 realiza varreduras para tentar identificar outros focos de destroços do avião. A operação de busca conta com 14 aeronaves --12 da FAB (Força Aérea Brasileira) e duas da França--, cinco navios da Marinha do Brasil e uma fragata da Marinha da França. Em seu programa semanal de rádio "Café com Presidente", Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o Brasil vai manter o esforço para localizar todos os ocupantes do Airbus da Air France. "Por isso, nós vamos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance, com a Aeronáutica, com a Marinha, para encontrarmos, sabe, tudo que foi possível encontrar. E, principalmente, os corpos, porque, nesse momento de dor, não vai resolver o problema, mas já é um conforto imenso para a família, sabe, saber que está enterrando o seu ente querido", disse. As buscas a vítimas e a destroços do avião prosseguem nesta segunda. Os corpos localizados seguem para Fernando de Noronha e, depois, serão levados para identificação em Recife. A expectativa é que os primeiros corpos cheguem na terça-feira (9). A busca e o resgate das vítimas é responsabilidade das Forças Armadas brasileiras, e a investigação das causas do acidente compete a autoridades francesas.